A Ficha Catalográfica é um elemento pré-textual obrigatório para as Teses e Dissertações a serem depositadas no Repositório Institucional. Para gerar a ficha catalográfica, o procedimento é realizado de forma online no Portal do(a) Estudante. As instruções estão contidas no anexo.
O Plano Anual de Estudos deve ser entregue anualmente à Secretaria do PPGCVET, assim como a Ficha Semestral de Acompanhamento ao fim de cada semestre, por e-mail, onde deverão constar as atividades desenvolvidas pelo(a) discente juntamente com seu orientador no período descrito.
Ambos documentos possibilitam ao colegiado acompanhar o andamento da jornada acadêmica de cada discente e identificar oportunidades. Ao fim de cada período, a coordenação emitirá uma mensagem solicitando aos discentes que encaminhem o plano e a ficha.
Efetuar o planejamento, a execução e a avaliação de um processo de ensino-aprendizagem em que abordará um segmento do conteúdo de uma disciplina do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, utilizando os conhecimentos didático-metodológicos adquiridos. A forma como a disciplina será realizada pelo(a) discente é definida pelo(a) orientador(a).
Importante:
A disciplina contabiliza créditos para o curso de mestrado, porém não contabiliza para o doutorado;
É obrigatóra a todos os(as) discentes que forem bolsistas;
No caso de bolsistas, é obrigatório cursá-la mesmo que já se tenha cursado Estágio de Docência na Graduação I durante o mestrado.
Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre o melhoramento genético, priorizando o entendimento e aplicação de estratégias para o melhoramento animal com fins de produção animal, visando o progresso genético de características de interesse econômico.
Objetivos Específicos: Fornecer informações básicas de melhoramento genético animal visando o conhecimento e a aplicação da genética quantitativa. Estimular a reflexão e uma atitude crítica diante do desafio de promover mudanças genéticas em populações animais de interesse zootécnico.
Objetivo geral: Demonstrar a importância da microbiologia na Medicina Veterinária. Objetivos específicos: Discutir fisiologia, nutrição e fatores que influenciam na presença e crescimento de bactérias de interesse veterinário, objetivando controlar, impedir ou favorecer seu crescimento; apresentar técnicas fenotípicas e genotípicas para isolamento e identificação de bactérias de interesse veterinário; discutir patogenia, resistência e propagação de bactérias zoonóticas.
Reconhecer a alimentação como um direito humano de responsabilidade intersetorial identificando o papel dos distintos setores que atuam na garantia da qualidade dos alimentos. Conhecer os programas voltados para a alimentação e nutrição que visem promover a “Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável” (SANS).
Passar ao aluno os conhecimentos básicos e descobertas mais recentes sobre o controle epigenético e da expressão gênica, de genes importantes relacionados à gametogênese e ao desenvolvimento embrionário inicial, priorizando os efeitos da produção in vitro de embriões sobre a regulação gênica e suas consequências. Além disso, estimular o senso crítico do aluno em relação a delineamentos experimentais, leitura, apresentação e discussão de trabalhos científicos.
Efetuar o planejamento, a execução e a avaliação de um processo de ensino aprendizagem em que abordará um segmento do conteúdo de uma disciplina do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, utilizando os conhecimentos didático-metodológicos adquiridos. A forma como a disciplina será realizada pelo(a) discente é definida pelo(a) orientador(a).
Importante:
A disciplina contabiliza créditos para o curso de mestrado, porém não contabiliza para o doutorado;
É obrigatóra a todos os(as) discentes que forem bolsistas;
No caso de bolsistas, é obrigatório cursá-la mesmo que já se tenha cursado Estágio de Docência na Graduação I durante o mestrado.
Objetivo geral: A Farmacologia e Terapêutica fornece ensinamentos sobre mecanismos de ação de drogas, relação entre estrutura e atividade dos grupos de substâncias, bem como os princípios da utilização terapêutica dessas. Objetiva-se, com o seu oferecimento, propiciar ampliação de conhecimentos sobre as bases farmacológicas da terapêutica.
Objetivo específico: Selecionar e discutir tópicos atuais e relevantes de Farmacologia e Terapêutica, visando fornecer bases científicas para a prescrição e uso racional de medicamentos nas diversas especialidades clínicas e cirúrgicas.