tese

Portugués (brasileño)

O que é preciso para agendar minha defesa?

por Lucas Pereira
Publicado: 14/02/2024 - 14:56
Última modificación: 14/02/2024 - 14:56
Público-alvo: 
Estudante
Assunto: 
Serviços

Para agendar sua defesa de dissertação ou tese é necessário:

 

  • Ter obtido pelo menos 25 créditos (mestrado) ou 35 créditos (doutorado), observando o cumprimento de todas as disciplinas obrigatórias;
  • Apresentar, ou já ter apresentado, o(s) certificado(s) de proficiência em língua(s) estrangeira(s): inglês (mestrado) ou inglês e espanhol ou francês (doutorado);
  • Ter enviado pelo menos um artigo para publicação ou publicar em periódico Qualis CAPES B2 ou superior (não é necessário ser o autor principal);
  • Submeter o Formulário de Sugestão de Banca para o e-mail da secretaria para avaliação;
  • Encaminhar, após a aprovação da sugestão de banca, o Termo de Agendamento para o e-mail da secretaria.

Quanto tempo tenho para realizar minha defesa?

por Lucas Pereira
Publicado: 03/01/2024 - 15:54
Última modificación: 03/01/2024 - 15:55
Público-alvo: 
Estudante
Assunto: 
Serviços

 

Não há uma norma específica deliberando sobre as regras para a apresentação de dissertações e teses, sendo que as especificidades podem ser definidas pelo(a) orientador(a). No entanto, oferecemos a seguinte sugestão:

 

  • 30 a 50 minutos para apresentação por parte do(a) discente;
  • 30 minutos para cada membro da banca elaborar seus questionamentos e colocações;
  • 30 minutos para o(a) discente responder ao(à) examinador(a), podendo também ser realizado na forma de diálogo.

 

Ficha catalográfica

Instruções para elaboração da ficha catalográfica para inclusão no trabalho final
por Lucas Pereira
Publicado: 20/06/2023 - 09:09
Última modificación: 19/01/2024 - 08:49

A Ficha Catalográfica é um elemento pré-textual obrigatório para as Teses e Dissertações a serem depositadas no Repositório Institucional. Para gerar a ficha catalográfica, o procedimento é realizado de forma online no Portal do(a) Estudante. As instruções estão contidas no anexo.

Posso indicar um membro estrangeiro para minha banca de defesa?

por Lucas Pereira
Publicado: 11/04/2023 - 09:39
Última modificación: 11/04/2023 - 09:39
Público-alvo: 
Estudante / Professor
Assunto: 
Documentos / Projetos

Sim. Você pode indicar um membro estrangeiro ou brasileiro que esteja fora do país para compor sua banca de defesa, desde que este possua título de doutor(a) e currículo compatível com o tema da dissertação/tese. As indicações deverão constar no documento "Sugestão de Nomes para Banca Examinadora" a ser encaminhado para a secretaria da coordenação para avaliação pelo colegiado do programa.

Qual é o prazo para defesa da minha tese ou dissertação?

por Lucas Pereira
Publicado: 02/02/2023 - 11:01
Última modificación: 15/02/2023 - 09:13
Público-alvo: 
Estudante / Professor
Assunto: 
Serviços

 

DOUTORADO:

 

A conclusão do curso de doutorado deverá ocorrer dentro dos seguintes limites de tempo:

Tempo Mínimo - 24 meses;

Tempo Máximo: 48 meses.

 

Exemplo: Ingressantes em março de 2019

Tempo mínimo: fevereiro de 2021

Tempo máximo: fevereiro de 2023

 

  • Poderá ocorrer prorrogação por até 12 meses, mediante preenchimento do FORMULÁRIO DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA DEFESA DISSERTAÇÃO/TESE, disponível em nosso site na seção "documentos".
  • Essa dilação deverá ser solicitada através do Portal do Estudante, anexando o formulário preenchido e assinado, que será analisado pelo Colegiado e comunicado ao aluno.
  • A dilação poderá ser solicitada assim que orientador e aluno perceberem que não conseguirão defender dentro do tempo máximo.

 

MESTRADO

 

A conclusão do curso de mestrado deverá ocorrer dentro dos seguintes limites de tempo:

Tempo Mínimo - 12 meses;

Tempo Máximo: 24 meses.

 

Exemplo: Ingressantes em março de 2021

Tempo mínimo: fevereiro de 2022

Tempo máximo: fevereiro de 2023

 

  • Poderá ocorrer prorrogação por até 6 meses, mediante preenchimento do formulário PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA DEFESA DISSERTAÇÃO/TESE, disponível em nosso site na seção "documentos".
  • Essa dilação deverá ser solicitada através do Portal do Estudante, anexando o formulário preenchido e assinado, que será analisado pelo Colegiado e comunicado ao aluno.

 

Na solicitação de dilação, deve ser preenchido o anexo que está disponível clicando aqui (as assinaturas no documento podem ser digitais) e encaminhando a solicitação através do Portal do Estudante.

Sou docente, como edito e assino uma ata de defesa no SEI?

por Lucas Pereira
Publicado: 27/12/2022 - 11:55
Última modificación: 20/03/2023 - 09:07
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico-Administrativo
Assunto: 
Mestrado / Serviços

Em todas as qualificações e defesas de tese e dissertação, o(a) professor(a) orientador(a) deverá editar a ata no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), onde incluirá todos os dados necessários para o registro dos acontecimentos da defesa. Após a edição, caberá ao(à) orientador(a) assinar a ata, seguido(a) dos(as) demais componentes da banca de avaliação. A seguir, o passo a passo para edição e assinatura:

 

1) Acesse o SEI.

2) Verifique qual caixa de correspondência está visualizando no canto superior direito (visualizar a sua Unidade Acadêmica - FAMEV).

3) Clique em “Blocos de Assinaturas” no canto esquerdo da tela.

4) Antes de acessar a ata, verifique a Descrição do Bloco de Assinaturas. Note que sempre terá o nome do(a) discente, bem com o a sigla do PPGCVET. Outra informação que disponibilizamos é para qual docente está destinado o Bloco de Assinaturas.

5) Após a verificação da descrição do Bloco de Assinaturas, o membro da banca deverá clicar no número correspondente a ata do discente que irá avaliar (Coluna “Número”).

6) Após clicar no número do processo SEI, aparecerá a ata para assinatura.

7) Após acessar a ata, clique no ícone que permite a edição do documento.

8) Ao clicar em editar, abrirá uma nova janela do documento.

9) Na edição, o(a) presidente(a) da banca deverá inserir os dados nos locais destacados com traços ______. OBS.: Há casos em que haverá destaques também em amarelo (conforme será informado por e-mail, pela Secretaria do PPGCVET, observando a especificidade de cada caso).

10) Após inseridos os dados, o(a) presidente(a) da banca deverá retirar (deletar) a marcação em Traço (e amarelo, caso tenha).

11) Após a edição da ata, o(a) presidente(a) deverá assiná-la, bastando clicar no ícone “Assinar”.

12) Para a assinatura dos demais membros da banca, basta apenas clicar no ícone “Assinar Documento”.

OBS.: Em uma janela que abrirá, deverá fornecer a senha e depois clicar em “Enter”, para que de fato a assinatura conste na ata.

13)  Após todos os membros da banca assinarem, a ata ficará com as assinaturas eletrônicas no final da página.

 

 

 

Como faço para reservar uma sala para defesa presencial?

por Lucas Pereira
Publicado: 27/12/2022 - 11:42
Última modificación: 27/12/2022 - 11:43
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico-Administrativo
Assunto: 
Serviços

Existem salas disponíveis para uso da Faculdade de Medicina Veterinária no Campus Glória e no Campus Umuarama. Para reservar, o(a) discente ou o(a) orientador deverá encaminhar um e-mail para a Faculdade de Medicina Veterinária através do endereço veterinaria@famev.ufu.br, informando:

 

- Nome completo do(a) docente orientador(a)

- Nome completo do(a) discente

- Horário da defesa

- Data da defesa

- Tema da defesa

- Preferência de campus

- Se a defesa é de dissertação ou tese

 

Note que definir a preferência de campus para a defesa não garante que tal campus será escolhido, pois é necessário que haja sala disponível no horário e data informados. Caso não haja sala disponível para a FAMEV, favor encaminhar o mesmo e-mail para a coordenação através do mesvet@ufu.br. Dúvidas, ligar para 34 2512-6803.

 

Após a confirmação da reserva de sala, incluir os dados da reserva no Termo de Abertura a ser encaminhado para a Coordenação do PPGCVET.

Legislação

Norma Regulamentar número 002/2015 do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias

Estabelece critérios para elaboração da Dissertação ou Tese
por Portal PPGCV FAMEV
Publicado: 28/12/2018 - 21:18
Última modificación: 19/02/2024 - 18:22
Número: 
002
Data de publicação: 
06/11/2015
Público-alvo: 
Estudante
Professor
Assunto: 
Disciplinas
Pesquisa
Tipo de legislação: 
Norma regulamentadora

 

Estabelece critérios para que o(a) discente elabore sua tese ou dissertação. Trabalhos elaborados no modelo convencional deverão seguir as normas da Biblioteca UFU.

 

Critérios:

Modelo convencional: Seguir as normas da biblioteca da UFU.

Modelo alternativo:

  • Dissertação: No mínimo 2 capítulos.
  • Tese: No mínimo 3 capítulos.
  • Capítulos:
    • Um obrigatoriamente com considerações gerais (introdução e revisão de literatura).
    • Referências bibliográficas no final de cada capítulo.
    • Opcionalmente, "Considerações Finais" ao final da dissertação/tese.
  • Artigos:
    • Vinculados ao tema central da dissertação/tese.
    • Um obrigatoriamente original/inédito.
    • Todos podem estar publicados.
    • Não publicados: anexar norma da revista para publicação.
    • Revisão conforme sugestão da banca e submissão para publicação (obrigatório).
    • Publicação em periódicos Qualis B2 ou superior.